Aprender a programar precisa ser divertido

Começando hoje a aprender PHP? Inicie por PHP na Ordem Certa


img3Existem duas abordagens principais para o ensino de programação, e muita discussão entre especialistas de qual seria a mais adequada.

A abordagem mais comum, hoje, e adotada na maioria das faculdades e cursos formais, é o ensino de como programar utilizando linguagens criadas para o ensino. Estes cursos são geralmente chamados de “algoritmos” ou “lógica de programação”, e utilizam linguagens visuais, como fluxogramas, ou linguagens que só são utilizadas para ensino, como portugol.

Os defensores desta abordagem em geral alegam que você não pode aprender uma linguagem sem antes desenvolver sua capacidade de raciocínio ou sua habilidade de criar códigos (e não são de dão conta que fluxogramas e portugol também são linguagens). Algo como dizer que você não pode querer chutar uma bola de futebol sem antes aprender todas as técnicas para ser um jogador profissional.

A segunda abordagem, e a que seguimos há 18 anos na Alfamídia, é ensinar a programar diretamente em uma linguagem real, como C, Javascript, Java, e, neste site, PHP.

Há vários argumentos também em defesa desta abordagem. O aluno já está aprendendo diretamente em uma linguagem que vai utilizar no dia a dia, há muito mais conteúdo online disponível, há uma continuidade do aprendizado, etc.

Mas existe uma diferença entre ensinar em uma linguagem real e ensinar com fluxogramas, pseudo-códigos e outras opções do tipo, que é talvez a mais importante, e é raramente percebida: escrever códigos que nunca vão fazer nada, especialmente em uma folha de papel, é chato; criar programas reais pode – e deve – ser divertido.

Acompanhe o vídeo a seguir, e confira o que é possível criar em apenas 5 minutos em uma linguagem como Javascript: criando uma animação em javascript.

Obviamente o vídeo acima é em Javascript, não PHP, e bem avançado para um primeiro passo, mas transmite um pouco da filosofia do curso que estaremos desenvolvendo aqui.

Postagem a postagem, estaremos disponibilizando, desde o básico, exemplos práticos, apostilas, vídeos, cursos, visando ensinar PHP desde os primeiros passos.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s